top of page

Festivais exibem grátis e online filmes italianos e chineses inéditos


Os Nossos Fantasmas, de Alessandro Capitani, é um dos filmes do 16o Festival de Cinema Italiano de São Paulo. Foto: divulgação.


O site Mnemokino indica duas mostras de filmes online e gratuitas que acontecem agora no mês de novembro. Confira:


16º Festival de Cinema Italiano de São Paulo


O tradicional cinema paulistano Belas Artes realiza, até o dia 5 de dezembro, mostra com 17 produções italianas recentes e inéditas no Brasil.


“A nossa escolha baseou-se em parte nos filmes que são apresentados em grandes festivais internacionais, principalmente nos Festivais de Veneza e de Roma, que são fios condutores da cinematografia italiana”, explica a diretora e curadora do evento, Erica Bernardini, em texto no site oficial do evento.


Na programação, Ela Ainda Fala Comigo, do diretor Pupi Avati e Blackout Love, primeiro longa de Francesca Marino.


O novo longa de Alessandro Gassmann, O Grande Silêncio, narra os conflitos, os mal-entendidos, as comparações, as vozes e os silêncios de uma família caótica e disfuncional.


Ar parado, de Leonardo Di Costanzo, apresentado no Festival de Veneza, traz o conflito entre um carcereiro e um presidiário.


A Terra dos Filhos é uma de jornada apocalíptica sobre a importância da memória.


Uma Relação, de Stefano Sardo, mostra os sentimentos e as contradições de um casal.


Morrison Café, de Federico Zampaglione, é ambientado no lendário pub de Roma e conta a história do encontro duas gerações diferentes unidas pela paixão pela música.


Governance é uma coprodução Itália-França de Michael Zampino sobre o preço do poder e a crueldade empresarial.


Lovely Boy, de Francesco Lettiere, apresentado na seleção oficial do Festival de Veneza, mostra a ascensão e declínio de uma estrela da música da periferia romana.


Welcome Venice, de Andrea Segre, também estreante no Festival de Veneza, é um drama sobre três irmãos que entram em conflito sobre uma herança de família.


Com Todo o Meu Coração, traz Vincenzo Salemme na direção e interpretando um singelo professor que herda o coração de um criminoso.


O jovem diretor Alessandro Capitani apresenta Os Nossos Fantasmas, um jogo de “fantasmas” na busca de um lar.


O documentário Ezio Bosso – As Coisas Que Restam fala sobre o famoso compositor, pianista, contrabaixista e maestro Ezio Bosso, com direção de Giorgio Verdelli.


Todos os filmes estão online e podem ser assistidos gratuitamente no seguinte link: https://festivalcinemaitaliano.com/


6ª Mostra de Cinema Chinês


O festival, organizado pelo Instituto Confúcio da Universidade Estadual Paulista (Unesp), exibe 10 longas metragens, a maioria inédita, até o dia 20 deste mês. Também é possível assistir a depoimentos de alguns diretores, gravados especialmente para a mostra.


No destaque, o longa Tudo ou Nada, do premiado diretor Zhou Hao. Indicado ao Golden Goblet de melhor documentário no Festival Internacional de Cinema de Xangai e ao Melhor Documentário no FIRST International Film Festival, os dois na edição 2021, o filme explora a vida de duas pessoas de meia-idade que sofrem de transtorno de estresse pós-traumático registra sua busca por redenção.


A programação inclui ainda o drama tibetano Balão, de Pema Tseden, que recebeu mais de 22 prêmios internacionais, entre eles, um especial em Veneza.


Aves Suburbanas, de QIU Sheng, indicado a melhor filme de estreia e ao Leopardo de Ouro da seção Cineastas do Presente no Festival Internacional de Cinema de Locarno (Suíça).


Também serão exibidos o filme de estreia de SHA Mo, Quero uma Vida com Você, que arrecadou mais US$ 50 milhões em bilheteria na China.


Um Porto Seguro, de LI Xiaofeng, foi indicado ao melhor filme no Festival Internacional de Macau e no Festival Internacional de Cinema de Xangai.


Quatro Primaveras, de LU Qingyi, concorreu a melhor documentário no Golden Horse Film Festival.


Commentaires


bottom of page